A organização do 13º SDMC convida os interessados a submeterem comunicações originais, nos domínios do desenvolvimento motor da criança, a enquadrar numa das seguintes áreas temáticas:
- Desenvolvimento, Aprendizagem e Controlo Motor;
- Affordances, Perceção e Ação;
- Desenvolvimento em Contextos;
- Problemas e Desordens no Desenvolvimento;
- Desenvolvimento Motor e Talento Desportivo
​
Línguas oficiais do 13ºSDMC
Português e inglês
​
Resumos
As propostas de comunicação (RESUMOS) devem ser submetidos eletronicamente através do template disponível no link abaixo e enviadas para o seguinte endereço eletrónico: 13sdmc2018@ipiaget.pt
Artigos
Os autores dos trabalhos aceites serão convidados a elaborarem um artigo que será publicado no livro de atas do seminário: “11º Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança" .
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente através do seguinte endereço de correio electrónico: 13sdmc2018@ipiaget.pt.
​
No link abaixo encontra-se disponível um template para a elaboração do artigo
​
​
​
Normas para a elaboração do artigo
Normas Gerais
Resumo: Máximo 150 palavras;
Abstract: Máximo 150 palavras;
Texto do Artigo (Exceto Resumo, Abstract e Referências e Tabelas): Máximo 2000 palavras; não podendo ultrapassar 6 páginas;
Referências bibliográficas: Máximo de 20 referências com um máximo de 500 palavras;
Tabelas e Figuras: Máximo de 2 tabelas ou até 2 figuras, ou 1 tabela + 1 figura
​
Língua
Os textos devem ser escritos em português seguindo a norma europeia pós acordo ortográfico. Ter em atenção que na língua portuguesa o separador decimal é a vírgula (,) e não o ponto (.).
Também serão aceites textos em língua inglesa (deverão apresentar o resumo e palavras chave em português)
​
Secções
O artigo deve conter as seguintes partes
Título
Autores e afiliação
Resumo (máximo de 150 palavras)
Palavras chave (até 5)
Abstract (máximo de 150 palavras)
Keywords (até 5)
Introdução
Metodologia (abrindo subsecções, p. ex. Amostra; Avaliação; Análise dos Dados)
Resultados
Discussão
Conclusão
Referências Bibliográficas (até um máximo de 20 referências, com um máximo de 500 palavras)
Agradecimentos (opcional)
​
Referências bibliográficas e citações
O texto não deve conter mais do que 20 referências com um máximo de 500 palavras.
O estilo adotado é o do tipo “autor-número” (author-number), devendo ser seguido o estilo Vancouver. Recomenda-se o uso de um programa de referenciação bibliográfica (p. ex. EndNote, Mendeley). Os textos devem ser enviados sem os códigos, quer do EndNote quer do Mendeley.
​
As referências no texto a tabelas e legendas devem ser numeradas com numerais Árabes entre parêntesis, com texto superior à linha, de acordo com a ordem de aparecimento, separando com vírgulas as referências múltiplas. A lista de referências deve ser numerada de acordo com a ordem que aparecem no texto. O nome das revistas deve ser abreviado de acordo com a lista da PubMed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Até seis autores devem ser indicados todos os autores, se houver mais de 6 autores devem ser indicados os três primeiros seguido de “et al.”
Seguem-se os respectivos exemplos:
Artigo: Rodrigues PC, Vasconcelos O, Barreiros J, Barbosa R. Manual asymmetry in a complex coincidence-anticipation task: handedness and gender effects. Laterality. 2009;14(4):395-412.
Livro completo: Barreiros, J., Cordovil, R. & Carvalheiro, S. Desenvolvimento Motor da Criança. Cruz Quebrada, Lisboa: Edições FMH; 2007.
Capítulo de livro: Cunha, T. & Rebolo, A. Aprender no espaço exterior: perspetivas de adultos e crianças de nível pré-escolar. In Luís Paulo Rodrigues, Filipe Manuel Clemente, Ricardo Lima (Eds.) 10ºs Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. Escola Superior de Desporto e Lazer – IPVC; 2017. p. 53-63
Monografia, dissertação ou tese: Rodrigues, PC. Preferência manual e assimetria funcional em antecipação-coincidência: estudo em diferentes grupos etários e segundo o género. [Tese de Doutoramento]. Porto: Universidade do Porto; 2010.
​
No que concerne às citações, estas devem ser realizadas de acordo com a formatação abaixo demonstrada:
​
Citação de um autor,
Quando se pretende indicar o autor – „Segundo Costill (colocar a numeração da referência), o estado atual de (...)“
Quando não se pretende indicar o autor – „A análise da lactatemia constitui-se como um tema bastante interessante (colocar a numeração da referência).“
Citação de dois autores,
Quando se pretende indicar os autores – „Segundo Wilmore e Costill (colocar a numeração da referência), o estado de (...)“
Quando não se pretende indicar os autores – „O estudo da bioenergética contempla os sistemas aeróbio, anaeróbio láctico e anaeróbio aláctico (colocar a numeração da referência).“
Várias citações,
„Tradicionalmente considera-se que a técnica desportiva pode ser analisada de um ponto de vista qualitativo ou quantitativo (colocar a numeração das referências separadas por vírgulas)“
​
Figuras e tabelas
​
As Figuras e Tabelas deverão ser numeradas em árabe e inseridos no texto. A numeração deverá ser sequenciada.
Qualquer iconografia deve estar acompanhada de uma legenda, a qual deve ser incluída por baixo das figuras e por cima das tabelas. As abreviaturas e símbolos utilizados terão de ser explicados na legenda, com excepção das unidades de medida.
O texto, deve remeter para uma figura ou quadro pela seguinte forma: “Na Figura 1 verifica-se...”, ou entre parêntesis “(conforme Tabela 1)”. Cada figura ou Tabela deverá surgir apenas depois de ter sido explicitada a sua existência no corpo do texto.
As figuras deverão ter uma resolução de elevada qualidade a preto e branco.
As tabelas apenas contêm linhas horizontais.
Todos os valores p devem ser apresentados com duas casas decimais, independentemente do nível de significância, a não ser que sejam inferiores a 0,01, sendo nestes casos apresentados com três casas decimais. Qualquer valor de p inferior a 0,001 deverá ser expresso com p < 0,001. Os valores de p nunca podem ser iguais a 0 (zero) ou a 1 (um). Os valores p podem colocar-se em notas utilizando “*”, geralmente “*”., “**” e “***” para p < 0,05, 0,01 e 0,001 respetivamente.
​
​Arbitragem
No processo de revisão por pares, os membros da Comissão Científica farão uma apreciação sobre o trabalho submetido. Se houver sugestões ou comentários os autores serão notificados para poderem proceder à revisão do trabalho.
​
Comunicações
Existirão no 13º SDMC os modelos de comunicação oral e comunicação por poster. Os autores devem manifestar a intenção do formato de comunicação aquando da submissão do resumo sem, contudo, tal vincular a decisão da comissão organizadora
​